top of page

Ortodontia e Ortopedia Facial

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.

A ortodontia pode seguir por duas vias distintas de tratamento, sendo elas: a ortopedia funcional e a ortodontia fixa.

Ortodontia fixa: é o uso de aparelho fixo nos dentes para correção dental, sendo esse o tratamento realizado para organizarmos a posição dos dentes (que podem estar de varias maneiras dispostos por exemplos: dentes girovertidos, apinhados, impactados e até mesmo inclusos) e assim devolver ao paciente uma correta função mastigatória, equilíbrio muscular e um sorriso harmônico. Pode ser aplicada em todas as idades tendo sempre a consciência de que cada idade tem suas limitações seja criança, jovem e adulto.

Os aparelhos fixos podem também ser subdivididos em dois grupos os convencionais X autoligáveis:

- Convencional: a ortodontia fixa convencional nada mais é que o uso de braquetes, fios ortodônticos e elastics(“elasticos”) para que se ocorra as devidas movimentações sendo esse tratamento observado de mês em mês tendo os elastic como uma formar de prender o fio no braquete.

- Autoligaveis: este tipo de ortodontia fixa é a mais nova técnica da ortodontia cujo requisito principal é “mais movimento com menos atrito” nessa nova visão não se tem mais o uso de elastics(“elasticos”) o fio é preso pelo próprio braquete através de uma “trava” diminuindo numa quantidade considerável o atrito e conseqüentemente diminuindo tempo de tratamento e até mesmo as visitas ao dentista! 

Ortopedia funcional: esta área da ortodontia pode solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares. Corrige tais disfunções principalmente em crianças no período de dentição decídua (“dentição de leite”) e mista (“dente de leite e dente permanente”), usando aparelhos removíveis. Estes aparelhos produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucofacial e auxiliando a um tratamento fixo posterior.

Clinica_Ortodontia_1.jpg
aparelho_ortodontico.jpg
bottom of page